Reciclagem “In Situ”

 

Reciclagem a frio

A reciclagem deve ser considerada como alternativa de restauração quando um pavimento atingir o fim de sua vida de projeto; quando apresentar trincamento por fadiga do revestimento, desagregação, panelas ou no caso em que haja problemas geométricos e uma fresagem e recomposição não resolvem os problemas apresentados. Para melhores resultados, o projeto deve ser baseado nas condições de tráfego, clima e dos materiais existentes na pista. O sistema ReciFlex trabalha com espessuras entre 7 e 15cm de capa existente, reaproveitando 100% dos materiais.

O Processo Construtivo

Através de um circuito fechado onde os materiais fresados são classificados por um conjunto de peneiras e os rejeitos transferidos para um britador de impacto até que 100% desses materiais estejam enquadrados nos limites de projeto. Esse material é transportado por uma esteira para um trailer capaz de classificar, britar e usinar o revestimento asfáltico.

Uma balança dinâmica de alta precisão, instalada na esteira transportadora, pesa todo o material classificado antes do processo de usinagem. Com a utilização de um microprocessador retroalimentado, a vazão de emulsão asfáltica e aditivos é controlada independentemente das variações de quantidade de material processado decorrente da velocidade da fresadora, profundidade de corte e densidade dos materiais. A unidade de usinagem conta com um misturador de 3,6 metros de comprimento com dois eixos. Esta característica permite que todo o material seja adequadamente recoberto com o filme asfáltico, apresentando uma mistura de excelente qualidade. Em regime normal de operação, a taxa de produção varia de 250 a 500 toneladas/hora, representando um avanço diário de obra de até 2,5 quilômetros/faixa, dependendo da profundidade do corte.

Uma vibro-acabadora equipada com sensores eletrônicos recebe o material reciclado para espalhamento na largura, profundidade e geometria transversal definida em projeto promovendo um excelente acabamento, melhor controle de irregularidade longitudinal e conforto do usuário.

A Compactação é iniciada imediatamente com a utilização de rolos vibratórios de chapa e pneumáticos de até 35 toneladas e 7 pneus, dando um total de 5 toneladas por pneu. Finalizando toda a operação. O Controle de compactação e a definição do padrão de rolagem são realizados com a utilização de um medidor de rigidez portátil Humbolt (Hombolt stifness gauge – Geoguage).

Nova tecnologia para melhorar o desempenho

O Sistema Reciflex foi desenvolvido para resolver alguns dos problemas mais comuns em reciclagem a frio de pavimento, tais como: Desagregação, tempo elevado de cura e o mais importante de todos, a confibilidade na técnica de reciclagem.